sábado, 30 de outubro de 2010

O dia do nascimento - a estadia no hospital

A escolha do Hospital da Luz parta ter a Sofia foi muito mas muito ponderada. Regra geral acho que os hospitais do estado seriam uma melhor escolha, quer a nível dos profissionais quer a nível dos equipamentos.


Acabamos por escolher para o privado por uma questão de conforto (depois de garantirmos que a unidade reunia as condições técnicas para ter a Sofia em completa segurança). Por sorte, a recomendação da médica obstetra, que foi feita pela minha médica de família, foi espectacular. De facto a Dra. Paula Artiaga é super-competente e bem disposta sem deixar de dizer o que têm a dizer, foi uma sorte ter conseguido ser seguida por ela (o que não foi fácil, normalmente só aceita novas consultas por recomendação).






As condições físicas do Hospital são espectaculares, o ambiente é super-tranquilo (realmente não parece um hospital) e todos os espaços são super-luminosos (com excepção da sala de dilatação e da sala de cesarianas que não têm janelas).


O quarto de internamento é espaçoso e simpático, de facto parece um quarto de hotel. À chegada temos uns kits de amostras de várias marcas com coisinhas para os babys (sempre simpático). São limpos todos os dias e as assistentes estão sempre por perto e disponíveis quando chamamos para o que for necessário.


As diferentes equipas que encontrei (na maternidade e depois no internamento) destacam-se pela simpatia, profissionalismo e disponibilidade, quer para qualquer ajuda ou esclarecimento que seja necessário. Em especial as enfermeiras no internamento. Qualquer uma das enfermeiras que encontrei foram super-simpáticas e tiveram um papel muito importante nos primeiros dias da Sofia. O acompanhamento do inicio da amamentação e dos primeiros cuidados foi de grande importância para nós. Só gostava de ter podido trazer uma das enfermeiras comigo para casa..


No geral tive uma boa experiencia e a recuperação foi bem mais rápida do que eu imaginava. A Sofia nasceu às 13:19 e era meia noite a enfermeira já me estava a por de pé. Hoje só me custa um pouquinho a costura, toda a zona ainda não está a 100% mas acho que é normal, apesar de já bastante corriqueira, a cesariana sempre é uma cirurgia.


Detalhe: passado 2 ou 3 dias ligaram-me do departamento de qualidade do Hospital da Luz para me fazerem um inquérito de satisfação do serviço prestado. Num país em que tudo parece funcionar mal, uma organização destas é uma lufada de ar fresco...

1 comentário:

Francisca Patanisca disse...

Que bom que tudo correu bem! A Sofia é uma fofa! Agora aproveita todos os momentos, é tudo tão delicioso...