sábado, 12 de março de 2011

O Aleitamento Materno

Cada vez mais tenho a opinião de que a amamentação não é tanto inata mas um acto aprendido. Quando a sociedade era diferente e as pessoas viviam em pequenas aldeias, esses ensinamentos passavam de mulher para mulher, de mães para filhas. Na geração passada houve a moda dos leites em pó e muitas mulheres fizeram a escolha de não amamentar. E esses ensinamentos perderam-se, ficaram por aí.




O meu caso foi um pouquinho diferente. A minha mãe morreu quando eu tinha 9 anos e não estava comigo para me ajudar nesta fase tão especial. Faz-me muita falta, a minha mamã...


Mesmo assim, e apesar de já por muitas vezes ter tido vontade de desistir de amamentar (por cansaço, saturação de andar sempre de volta da bomba, sempre presa ao frigorifico e ao stock de leite que tiro, as imensas restrições alimentares) mas tenho resistido. E tem valido a pena. Em quase 5 meses a Sofia teve uma só cólica, faz bem o seu cocó sem precisar de ajuda e tem sido sempre saudável. Tem sido muito bom.


O que eu acho é que faz falta mais ajudas à jovens mães, quer de profissionais (sei que há certos países que têm enfermeiros que se dedicam a estes temas) quer de mães que já tenham passado pelo mesmo. Sem dúvida que a blogosfera é um meio espectacular para isto. Por mim, aqui fica o meu testemunho, espero que ajude a dar algum ânimo a mamãs que precisem.






Mudando um pouquinho de assunto, a simpática Lice presenteou-me com este selinho, que muito me comoveu. Sendo ela também uma guerreira que também tem lutado para dar om elhor à sua Laurinha, foi super-especial para mim.









Este selinho, da campanha de aleitamento materno, vem do blogue: http://www.pediatriabrasil.com.br/, as regras são:



1. Fazer uma postagem com o tema: Este blogue apoia o aleitamento materno - aleitamento materno é tudo de bom;


2. Postar o link do blogue que te indicou e o link do blogue Pediatria Brasil: http://www.pediatriabrasil.com.br/;


3. Indicar 5 blogues que ache que gostassem também de participar na campanha e avisar os escolhidos;


4. E por último, publicar as regras.


Assim sendo vou passá-lo aos seguintes blogues:


Francisca Patanisca
Porque a mamã da Francisca têm sempre uma palavra amiga que ajuda a levantar a moral face às dificuldades típicas de mamã de primeira viagem (não consigo deixar-te comentários no blog não sei porquê...);


Um que sao tres
Porque é giro acompanhar esta viagem da Francisca e do Gabriel, cada um numa fase tão diferente da sua vida.


Pirikos
Porque o Pirikos Afonso, de nascimento tão próximo da minha Sofia, veio dar mais luz aos seus Pirikus papás e ao seu mano Pirikus Diogo.


O nosso princípio
Porque têm sido um gosto acompanhar o desenvolvimento da pequenita Leonor e assim como a maioria das mamas, a Mãe V também teve as suas dificuldades com a amamentação;


Era uma vez...
Não sei se é ou não correcto mas não resisto a mandar de volta o selinho a quem me mandou. A Lice têm sido uma Mulher com M grande e é com muito gosto que vou sabendo novidades da sua pequenina Laura.

4 comentários:

Lice disse...

Seja correcto ou não, agradeço a devolução do selinho. É bem verdade que tanto se fala no aleitamento materno, tanta informção se lê nas maternidades, e quando chega a hora (pelo menos no meu caso) senti-me um pouco desamparada! Mas como dizes aqui na blogoesfera encontramos algumas pessoas que nos dão alento de continuar.
E sejamos sinceras, no final vale a pena!
Tu também tens sido uma mulher com M grande, admiro-te pelo teu esforço, pelo empenho com a Sofia e foste também um apoio, um a forma de ver que não era só eu.
Beijinhos grandes para vocês e bom fim de semana

Sílvia disse...

Obrigado pelo selo... e por estares connosco.

Beijinhos

Mamã disse...

OBRIGADA!!!! Fiquei muito feliz!!! Não consegues enviar comentários? Não percebo... Porque será? Estranho... A tua garota já tem 5 meses!!! Meu Deus o tempo passa! Beijo*** *

Catarina disse...

Olá Sónia, obrigada pelo desafio.

Assim que conseguir coloco o(s) meu(s) testemunho(s).

Beijos e continuação de bom desenvolvimento da princesa Sofia.

Catarina.