segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Que saudades de dormir uma noite inteira...

Nós até não nos podemos queixar, a Sofia não é daqueles bebés que chore e berre a noite toda. Aliás, a Sofia não chora muito. Normalmente protesta e chorar só mesmo quando tem muita muita fome. Ou cólicas mas isso só nos aconteceu uma vez.


Quem está a ver se me põe maluca é a pediatra. Um mês e meio e ainda é suposto acordarmos a Sofia a cada 3 horas e meia durante a noite. E o que custa a acordar quando ela está mesmo adormecida. Dói o coração, começámos a ver que ela já precisa de fazer uns soninhos maiores e quando a acordamos a maioria das vezes não come nada de jeito de tanto sono.


Da minha parte este cansaço acumulado começa a afectar-me. Esta noite, não sei que raio aconteceu, saltamos uma mamada, a das 2 da manhã. E só acordei na mamada seguinte porque o maridão, também não sei como, acordou. Verdade seja dita a Sofia dormiu este tempo todo que nem um anjinho, prova que já precisa de uns soninhos maiores. A cachopa nunca tinha dormido tantas horas seguidas. Por volta das 5, hora em que acordamos, também ela estava a despertar, cheia de fominha. Comeu lindamente e ferrou outra vez. Mal não lhe fez, com certeza.


Mas digo-vos uma coisa, peso na consciência à parte por não ter conseguido acordar, ou ter desligado o alarme ainda a dormir ou lá o que raio se passou, estas 5 horinhas a dormir souberam-me pela vida!

2 comentários:

Catarina disse...

Olá princesas!

Imagino o que estás a passar, por aqui também não está a ser fácil. O meu pequenito tem aumentado relativamente bem, relativamente porque também já tive uns contratempos. Há cerca de duas semanas o Afonso apenas aumentou 16 gr por dia, algo que me fez entrar em paranóia. Durante a semana seguinte amamentei-o a cada 2 horas e meia e às vezes a cada duas horas (ainda hoje faço isso), mas apenas durante o dia, durante a noite recuso-me a acordá-lo. Ele não dorme propriamente muitas horas (3h, às vezes 4h e jáhouve uma noite que fez mais).

Ora ao ler a tua angustia achei que te devia contar a minha experiência, não que ache que devas seguir a mesma conduta, longe de mim sugerir algo que seja sem consulta prévia a um profissional de saúde. No entanto, eu vivi um inferno com o meu mais velho que nunca me deixou dormir mais de 2h até aos 2 anos de idade, jurei que se um dia tivesse outro haveria de dormir (de noite) o que ele quisesse.

Agora vejamos: a tua menina tem aumentado muito bem, basta consultares qualquer manual/profissional que te dirá que a média (e as médias valem o que valem) de aumento de um bebé desta idade é de cerca de 20gr/dia, o que dá cerca de 140 gr /semana. Quer isto dizer que a tua pequena tem aumentado muito bem, por isso não vejo razão para entrares em tamanha frustração, proponho antes que aproveites esta fase maravilhosa.

Não querendo meter o dedo na ferida, mas apenas por descargo de consciência, já pensaste em consultar outro profissional, só para teres uma segunda opinião?

É que me parece que já merecem descanso, se a menina está a aumentar bem, por que raio a hás-de acordar durante a noite?

Desculpa o testamento mas sei o quanto é difícil passar dia a pensar se o bebé está a aumentar, será que se está a fazer certo, será que deve ou não dormir. Mas simplesmente relaxa porque é o principal para poderes produzir leite.

Um beijo grande para as duas

Francisca Patanisca disse...

LINDA, tal como te disse no email que te enviei ontem, eu por várias vezes, VÁRIAS não acordei durante a noite! Ela chegou a dormir a noite INTEIRA sem mamar! lol Acontece... Não te preocupes nem fiques com peso na consciência que não vale a pena!!! Beijos*** *