segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Da amamentação

Finalmente as coisas entraram num ritmo. Primeiro dou maminha à Sofia mas nunca durante muito tempo porque das duas, uma: ou está com demasiado sono para pegar na maminha e o biberão bebe quase a dormir ou fica muito agitada, engole imenso ar e quase me arranca o mamilo. Depois dou então o biberão. Terminada esta empreitada tiro leite com a bomba. Por tirar leite acabo sempre por ter uns potinhos no frigorifico prontos a serem utilizados (e já tenho 8 congelados para quando forem necessários) e isto tem grandes vantagens. Para já, quando temos que sair escuso de andar de mama de fora porque levamos o biberão. Depois possibilita ser o Maridão a dar, quer para eu poder dormir mais um pouquinho quer para poder ir a algum lado (na sexta-feira passada foi o jantar de natal da empresa, por ex.).


Na sexta-feira foi também dia de consulta da pediatra e as boas noticias foram que finalmente temos ok para fazer horário livre, ou seja, a Sofia só come quando quer. Foram mesmo boas notícias. É o suficiente para na primeira parte da noite fazer 6 horas entre o inicio de uma mamada e outra. Assim conseguimos dormir aí umas 5 horas. Durante o dia tem feito intervalos de 3 horas. Já é bem bom.


Aos pouquinhos as coisas vão entrando no seu ritmo.


Aproveito para agradecer à mãe da Francisca e à Catarina por terem partilhado as vossas experiencias. Acreditem que foi uma lufada de ar fresco que eu estava a precisar. Quando estamos nesta situação parece-nos que só a nós estas coisas acontecem e acabamos por pôr em causa a nossa capacidade para se mãe. Esta partilha deu-me um novo alento e ajudou a por as coisas em perspectiva. Obrigada meninas!

Nota: Para quem estranhou a abundância de posts de repente (sim porque não andava a conseguir cá vir como queria), finalmente descobri uma boa altura em que tenho calma e tempo para actualizar o blogue, nada mais nada menos quando estou a apanhar seca a tirar leite com a bomba!

1 comentário:

Ministério da Saúde disse...

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o únio alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações.
Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!


Atenciosamente,

Ministério da Saúde