terça-feira, 9 de março de 2010

Grávida de 7 semanas – já só faltam 231 dias!

Esta semana estamos assim:



O bebé tem uma ligeira membrana entre os dedos das mãos e dos pés.

Agora com cerca de um centímetro – mais ou menos o tamanho de uma framboesa – o bebé já tem as articulações dos cotovelos e, ainda com membranas, os dedos das mãos e dos pés já se distinguem claramente. No interior da cabeça, ainda muito grande, os dois hemisférios cerebrais estão em desenvolvimento. Estão a formar-se os dentes e o interior da boca e os ouvidos continuam a desenvolver-se. As pregas das pálpebras cobrem parcialmente os minúsculos olhinhos e começa a nascer a ponta do nariz que lhe dará tanto gosto apertar um dia mais tarde. A pele é fina como o papel e as veias são claramente visíveis.

 
O seu pequenino tem também já apêndice e pâncreas, os quais irão mais tarde produzir a hormona insulina que ajuda a digestão. O fígado está ocupado a produzir glóbulos vermelhos e uma das voltas dos intestinos em crescimento está a transformar-se no seu cordão umbilical, que apresenta agora nítidos vasos sanguíneos que levam e trazem oxigénio e nutrientes para o seu corpinho. O bebé ainda parece possuir uma pequena cauda (na verdade, é uma extensão do cóccix), mas que desaparecerá nas próximas semanas.


Ainda não consegue senti-lo a mexer, mas o seu pequeno feijãozinho saltitante movimenta-se com grande rapidez e agitação no seu meio aquático.


in http://familia.sapo.pt/johnson/calendario_de_gravidez

Sem comentários: