quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ser Mãe é...

... O nosso tempo deixar de nos pertencer e ser propriedade dos filhotes.

Olá! Olá!

Caramba, nem me tinha apercebido que andávamos desaparecidas há tanto tempo...!


O maridão esteve praticamente 1 mês fora do país e, sem a ajuda dele, o pouco tempo que tinha acabava por ser sempre dedicado à Sofia. E depois de ela se deitar à casa. Razão tinha quem disse que ser Mãe é profissão a tempo inteiro.






Mas antes de vos dar noticias nossa, deixem-me partilhar convosco que, ao escrever este post (só com uma mão), estamos eu e a Pipia sentadas no chão da sala no estendal que mais recentemente aqui montámos (já conto porquê). Ela sentada no meio das minhas pernas, muito direitinha até porque já se aguenta muito bem, a brincar com o biberão da água e a sua tampa (descobriu recentemente o gosto pelas tampas, e ando eu a gastar rios de dinheiro em brinquedos). Confesso, fico deliciada de a ter assim ao pé de mim... Coisas de coração de mãe (ando uma derretida, coração de mel já praticamente pré-diabético de tão doce). E só com uma mão porque a outra têm que estar sempre a dar assistência a sua Ex. Sra. Dona Sofia, claro!






E novidades? Bem, a Sofia já fez 7 meses. Continua uma menina bem-disposta. Está crescida, apesar de não tanto quanto eu gostaria. Passamos uma fase chata. Em 1 mês e meio teve por 3 vezes episódios de febre de 38,5º inicialmente com picos de 3 horas e depois a passar. 3 Dias nisto e depois desaparecia sem mais nenhum sintoma. Nunca chegamos a entender porquê. Com isto acabava por comer pior, engasgava-se e vomitava. E era quase semana sim, semana não.


A pediatra diz que não há razão para preocupações, que é ela a adaptar-se a ritmos, alimentos e pessoas diferentes. Mas mãe que é mãe preocupa-se, claro!






E a nível do desenvolvimento? É o máximo. Fica muito bem sentada longos momentos a brincar com os brinquedos mas prefere não estar sozinha. Passa muito bem objectos duma mão para outra e recentemente começou a bater em coisas para fazer barulho (gosta especialmente da caixa dos toalhetes). Gosta de brinquedo mas gosta ainda mais das etiquetas dos brinquedos (aquelas de tecido com as instruções de lavagem). Adora ver desejos animados, o que dá uns momentos de descanso à mãe.


Mais recentemente começou a rebolar, e com isso acabou o meu descanso ;). E foi por isso que montamos um grande aparato na sala com uma manta em cima do tapete e um lençol por cima de tudo. Assim a cachopa tem espaço para rebolar e rebolar.






Com a última alteração na alimentação veio uma grande alteração nos hábitos da minha pequenina. Já comia a sopa e fruta ao almoço e papa ao lanche. Mas agora já não bebe leitinho ao deitar, já tem jantar de gente crescida. Assim, normalmente o almoço no colégio é às 12h, o lanche às 15:30. Agora o jantar é por volta das 19, depois do banho e é de sopa e fruta. Deitar por volta das 20, 20:30. A Sofia estava habituada a adormecer a beber o leitinho. Agora come, brinca e só depois cama. Resultado: quando vai para a cama há lugar a um festival de rebolar na caminha. Já cheguei a ir apanha-la com a cabeça no sitio dos pés e os pés na cabeça. Normalmente deixo-a rebolar um bocadinho para se cansar e quando volto ao quarto endireito-a, ponho-lhe a chuchinha (que ela nunca ligou muito antes) e ela fica-se.






Está linda (pelo menos aos olhos da mãe ;)) e derrete-me toda quando me sorri. Têm um sorriso lindo, aberto, rasgado e desdentado. Quando a pego ao colo já faz festinhas no meu pescoço ( e depois puxa-me cabelos lol).






Enfim, é a coisa mai linda!!!